Legisnote | Todas as Funcionalidades
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Todas as funcionalidades do Legisnote

A solução tecnológica proposta visa oferecer os seguintes fatores atrativos para o mercado:

  • Criação da base de conhecimento sobre questões legais, normativas e regulatórias, com recurso para associação de identificadores para facilitar a busca e inter-relação por tema.
  • Registro das implicações políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais e legais nos negócios das organizações e pessoas usuárias da solução.
  • Possibilidade de associar as leis, regulamentações e normas vigentes com as regras de negócio das organizações e registrar os impactos e/ou restrições no seu pleno funcionamento.
  • Identificação, seleção e monitoramento dos temas de interesse do usuário, que estão ou poderão entrar em tramitação através de proposições legislativas.
  • Monitoramento de mudanças ocorridas em proposições em tramitação e emissão de alerta, em tempo real, aos usuários.
  • Centralização, em um único ambiente, das informações necessárias ao pleno conhecimento da atividade legislativa, não apenas em relação ao trâmite de proposições, mas também em relação a discursos e outras manifestações políticas, associada aos impactos específicos de cada iniciativa legislativa e a necessidade de tratamento interno dessas questões a partir das necessidades e características do usuário.
  • Busca, identificação, seleção e alimentação automática (na solução) de proposições de interesse do usuário (e documentos a elas relacionados) que estão em tramitação nas esferas legislativas.
  • Mecanismo para atrelar palavras-chave para facilitar e agilizar a busca de proposições na base de dados do sistema e na Internet.
  • Possibilidade de seleção e destaque de textos das proposições de interesse do usuário, com recurso para anexar notas e documentos (restrito ao usuário ou compartilhado segundo as regras de compartilhamento definidas).
  • Possibilidade de estabelecer relacionamento entre textos selecionados para formulação de teses, argumentações e opiniões em torno das proposições em análise.
  • Possibilidade de estabelecer o inter-relacionamento entre diversas proposições por natureza, afinidade, propósito, etc. e atrelar notas e documentos para cada relacionamento estabelecido.
  • Possibilidade de oferecer indicadores de antecedência a partir de resultados derivados do mecanismo de busca, associado com outras informações, revelando tendências.
  • Monitoramento de prazos e outros eventos (reuniões, sessões, audiências públicas, debates), inerente às proposições legislativas, com emissão de alertas das ocorrências verificadas.
  • Correlacionamento entre as proposições e as leis, normas e regulamentações vigentes, de forma a estruturar e facilitar a análise de sustentabilidade legal destas proposições.
  • Possibilidade de formulação de teses, argumentos e opiniões em torno das proposições, com enfoque no embasamento legal.
  • Identificação e registro dos parlamentares envolvidos nas proposições, com o propósito de acompanhar os seus projetos e registrar a sua ideologia, as suas tendências e forças políticas.
  • Histórico político: cargos públicos ocupados, com os projetos propostos, realizados e envolvidos.
  • Mapa e perfil dos eleitorados, discurso político e quantidade de votos obtidos por campanha eleitoral, principais financiadores de suas campanhas.
  • Histórico das ações populares e/ou judiciais movidas contra o parlamentar.
  • Histórico do relacionamento e interações, se houver.
  • Acompanhamento do fluxo das proposições, com o registro de tendência (aprovação, arquivamento ou emenda), segundo a visão interna e externa, opiniões de parlamentares envolvidos, de pessoas influentes e comentários populares.
  • Registro das pautas das comissões e plenárias, com facilidade para atrelar impactos do usuário ou ações individuais dos profissionais/cidadãos encarregados da interação com o ambiente político/legislativo, bem como associar itens da lista de risco a estas pautas como forma de medir e monitorar o nível de exposição e eventuais impactos para o usuário.
  • Organização dos comentários públicos para facilitar a sua busca, com recurso de “like” para estabelecer um ranking dos comentários mais populares.
  • Captura, registro e organização de comentários feitos por jornalistas e consultorias especializadas, atrelados às proposições em andamento no ambiente legislativo.
  • Organização de eventos na linha do tempo para facilitar o acompanhamento das tramitações de proposições nas instâncias respectivas, tornando-os inteligíveis, mesmo àqueles que não estão habituados às peculiaridades e termos do ambiente legislativo (cidadão comum).
  • Registro, de forma estruturada, da análise de impacto e de risco que as proposições causarão nas atividades das organizações usuárias (públicas ou privadas), nos setores econômicos, no cidadão ou na sociedade.
  • Implementação de uma lógica (algoritmo) para qualificação e quantificação do impacto e risco.
  • Possibilidade de criar versões por cenário de análise de impacto e risco.
  • Possibilidade de criar versões dos cenários de análise de impacto e risco por usuário, com opção de compartilhamento destes cenários com outros usuários ou torná-la pública (acesso externo).
  • Mecanismo para priorização da lista de proposições por ordem de impacto, risco e/ou interesse no acompanhamento da sua tramitação nas instâncias respectivas.
  • Criação de projetos para estruturar, planejar e acompanhar as ações a serem executadas pelo usuário (se houver) em torno das proposições em tramitação no ambiente legislativo.
  • Mecanismo para associar atividades do projeto aos textos das proposições selecionados para serem trabalhados na interlocução junto a parlamentares e autoridades.
  • Mecanismo para associar atividades do projeto à lista de impactos e riscos, de forma a facilitar a monitoração do nível de exposição ao risco regulatório do usuário frente as proposições em trâmite no ambiente legislativo e político.
  • Criação de projetos internos para estruturar, planejar e acompanhar ações para formulação de sugestões de proposições a serem endereçadas aos agentes do ambiente político/legislativo.
  • Mecanismo para associar projetos à lista de barreiras legais que estão impedindo ou dificultando os projetos de negócio das organizações e cidadãos.
  • Mecanismo para associar proposições que impliquem em busca de incentivos governamentais que promovam ou acelerem o crescimento de setores econômicos.
  • Criação de fóruns e ambientes de discussão e debate sobre as proposições, com ou sem a participação de entidades e membros externos.
  • Quadro de aviso: solução de colaboração para publicar dados e informações sobre proposições em trâmite, atrelados aos processos internos de avaliação e respectivos documentos associados.
    Discussão peer-to-peer: criação de canal de comunicação privado entre as pessoas selecionadas.
  • Fórum de discussão: abertura de fóruns de discussão por tema, com possibilidade de definir participantes de forma nomeada ou pública.
  • Análise de resultado, com indicadores que medem o desempenho dos profissionais encarregados das ações em torno das proposições legislativas, a partir dos parâmetros de atuação definidos pela organização ou cidadão usuários.